Guiado por uma teoria da aprendizagem pela experiência (Experiencial Learning), o presente programa é pioneiro ao propor a integração da experiência subjetiva no processo de aprendizagem formal, reconhecendo que os fatores ambientais e emocionais específicos destes grupos de jovens, com características singulares, podem interferir no processo de aprendizagem. Assim, o envolvimento dos jovens é feito através de um cuidado balanço entre aprendizagens formais e tempos úteis de empenhamento motor, dado que apenas desta forma é possível consolidar a autonomia pedagógica, num equilíbrio constante entre zonas de conforto individuais e de aprendizagem efetiva.
As competências necessárias para vingar num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e volátil não se esgotam, contudo, ao nível técnico, sendo cada vez mais urgente o treino de competências sociais e outras “soft skills” supreendentemente debilitadas com a entrada na era digital. Estas fragilidades educativas dos jovens na sociedade atual, estão naturalmente acentuadas em grupos de risco, cujas dinâmicas sociais desfavorecidas funcionam como elementos catalizadores das ameaças. Ao instigar os jovens a desenvolver competências pessoais que, apesar de não técnicas, também podem ser determinantes para a sua integração no mercado de trabalho, estamos a oferecer todos os elementos para que possam ter um percurso pessoal mais completo, onde se sintam motivados e capazes para exercer a sua cidadania de forma ativa e consciente do ponto de vista social e ambiental.
JUSTIFICAÇÃO INTERESSE COLECTIVO DA OPERAÇÃO
O projeto Crescer pelo Mar constitui um elemento de valorização do mar enquanto recurso do território e, ao constituir-se como laboratório de treino e rampa de lançamento de uma nova metodologia formativa, contribui de forma decisiva para o futuro da educação e da formação de jovens na região, sobretudo de jovens provenientes de populações particulares. Com o grande objetivo de Afirmar o Mar como Elemento de Excelência para Programas de Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal, através da oferta de formação e treino náutico a jovens, este projeto enquadra-se nos objetivos e resultados indicados no Aviso nº 2 / 2019 / Gal Sotavento Algarve. Adereçando diretamente o objetivo estratégico “Promover a empregabilidade da população do território de intervenção”, enquadrado na tipologia de operações ‘Qualificação escolar e profissional relacionada com o meio aquático’’ prevista no ponto 3 do mesmo Aviso. O projeto aborda ainda o domínio da ‘Promoção de Planos de Mar’ ao contribuir para o objetivo estratégico da EDL “Sustentabilidade e valorização do património natural e cultural da ria Formosa e do Guadiana algarvio”.
Deixe uma resposta